Brasília, 08 de outubro de 2019– O deputado federal Milton Vieira (Republicanos–SP) apresentou na Câmara dos Deputados uma proposta onde sugere ao Ministério da Saúde a realização de campanhas periódicas de conscientização sobre a síndrome rabdomiólise e outros riscos do exercício intenso, especialmente os direcionados à praticantes de atividades físicas, nos locais onde são realizadas.
A rabdomiólise induzida pelo exercício físico é uma síndrome caracterizada por dor muscular intensa. Em alguns casos, pode levar à hemorragia interna ou inchaço dos tecidos, lesão renal aguda, arritmias e até parada cardíaca. Pode acontecer isoladamente ou como manifestação de doença genética muscular.
Esta doença começou a se tornar mais comum à medida que cresceu a popularidade das atividades físicas de alta intensidade, como é o caso do crossfit. Esta modalidade tem conquistado muitos adeptos no nosso país, e questiona-se a sua segurança, já que, em algumas academias, os praticantes são estimulados a se exercitar com o máximo esforço possível.
Outro esporte que vem crescendo muito no Brasil é a corrida, com eventos cada vez mais frequentes. Sua prática regular tem efeitos muito positivos para os aparelhos respiratório e cardiovascular. Entretanto, há riscos associados ao esforço exagerado e as lesões articulares.
De acordo com o deputado “não há dúvidas que a popularização das atividades físicas é benéfica. Porém é importante alertar para seus riscos. Cada vez mais, pessoas sem preparo adequado têm iniciado esses exercícios intensos, se expondo a riscos, muitas vezes desconhecidos”.
Ele afirma ainda que “muito se divulga sobre os benefícios de sair do sedentarismo, que são evidentes. Mas não é comum tratar sobre as adversidades que podem acometer o praticante de atividade física sem fazer as devidas avaliações prévias, ou o acompanhamento periódico de saúde”.
Texto: Érica Junot – Ascom dep. Milton Vieira