Ministro de Relações Exteriores disse que Bolsonaro prometeu ligar para presidente do país africano e pedir que comitiva da Igreja Universal do Reino de Deus seja recebida para negociação
Brasília-DF, 17 de maio de 2021 – O deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP) integrou a comitiva de parlamentares da Bancada Evangélica do Congresso Nacional na reunião com o ministro Carlos França, de Relações Exteriores, ocorrida no Itamaraty, nesta segunda-feira (17) em Brasília.
O encontro foi para cobrar do governo brasileiro esclarecimentos e providências sobre as perseguições religiosas contra missionários da Igreja Universal do Reino de Deus que ocorrem em Angola, na África.
A Igreja Universal vive desde o final de 2019 um racha no país africano, onde houve uma rebelião de pastores angolanos contra o comando brasileiro da IURD. Os religiosos rebelados assumiram o controle de templos da Universal no país e iniciaram as perseguições, agressões, invasões de templos, afastamento de suas famílias e deportação arbitrária de diversos pastores brasileiros, configurando ações que violam tratados internacionais e de direitos humanos.
No último dia 11 deste mês, os missionários expulsos chegaram ao Brasil e foram recebidos pelo líder da Igreja, bispo Edir Macedo.
O deputado Milton Vieira falou na reunião que “o governo precisa olhar de perto e dar uma solução diplomática. O mais importante para um país é o seu povo. Os brasileiros em Angola não poderiam ter sido expulsos daquela maneira, e o governo brasileiro precisa dar uma resposta”.
“A nossa preocupação é com os brasileiros que lá estão”, complementou o deputado.
O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, convocou o embaixador de Angola em Brasília, Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, para dar explicações. Na linguagem diplomática, o gesto indica insatisfação.
O chanceler disse ainda que conversou sobre o tema com Bolsonaro e informou que o presidente se comprometeu a ligar para o presidente de Angola, João Manuel Lourenço, e pedir que uma comitiva de parlamentares e líderes da Universal seja recebida no país. A comitiva está sendo organizada pelo deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que preside o partido.
O embaixador de Angola no Brasil, Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, será chamado também para explicar na Comissão de Relações Exteriores do Senado a expulsão arbitrária de missionários brasileiros da Igreja Universal do país africano. Ao todo, 17 integrantes da Universal foram deportados em ações de perseguição religiosa e política.
Texto: Érica Junot – Ascom dep. Milton Vieira