O deputado federal Milton Vieira (PRB-SP) é membro titular da Subcomissão Permanente da Saúde (SUBSAÚDE), vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados.
Assuntos como financiamento, reestruturação da organização e funcionamento do SUS; gestão, recursos e planejamento; prevenção e promoção da saúde; atenção básica; assistência de média e alta complexidade (MAC); assistência farmacêutica, estão entre os temas tratados e debatidos na SUBSAÚDE.
O papel dessa Subcomissão é ouvir os segmentos por meio das audiências públicas, propor o debate para o aprimorando da legislação, bem como o acompanhamento, execução e implementação do orçamento público da saúde. As dificuldades da saúde foram extensamente debatidas e diagnosticadas já neste primeiro semestre do ano.
Na avaliação dos parlamentares, o contexto em que o sistema de saúde brasileiro se encontra é desafiador e, em geral, caracterizado pelo sub financiamento e pela necessidade da melhoria da gestão e ainda pela incompleta adoção de modelo fundamentado numa atenção básica fortalecida e integrada a outros níveis de atenção. O nosso sistema de saúde tem importância imensurável para a nossa população. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 160 milhões de brasileiros são usuários do SUS. Os estrangeiros residentes e aqueles que estão em viagem pelo País também são atendidos por esse sistema.
A Subcomissão tem papel fundamental na avaliação dos avanços já obtidos e os que ainda temos que alcançar, em especial no enfrentamento do sub financiamento da saúde, o que na maioria das vezes resulta em emergências superlotadas, filas de espera intermináveis e dificuldades de manutenção das unidades prestadoras de serviços do SUS.