O deputado federal Milton Vieira (PRB-SP) integrou a comitiva de parlamentares da Bancada Evangélica que esteve reunida nesta quarta feira (12), no Itamaraty, em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Ernesto Araújo. No encontro, os políticos evangélicos pediram providências do governo brasileiro quanto à perseguição religiosa contra cristãos nos países com que o Brasil mantém relações diplomáticas.
Também participaram do encontro com o Chanceler, o Vice-Presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira (PRB-SP), o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara (PRB-AM), e outros parlamentares.
A Bancada aproveitou para destacar ao ministro as pautas prioritárias da comunidade cristã que estão em discussão no Congresso Nacional, entre elas medidas para conter a perseguição e morte de cristãos em países que registram altos índices de violência por intolerância religiosa, como os do Oriente Médio, por exemplo.
De acordo com dados da ONG Portas Abertas, a morte de cristãos aumentou 40% em 2018. Segundo o levantamento, de novembro de 2017 a outubro de 2018, houve crescimento de 65% no total de pessoas detidas sem julgamento, sentenciadas e presas – 3.150 cristãos – 133% nos ataques a igrejas e edifícios cristãos no período – 1.847 templos. O Oriente Médio e a África são os países que detém os maiores índices desse tipo de violência.
O ministro Ernesto Araújo disse reconhecer a necessidade de o Brasil tomar medidas neste sentido e afirmou que, apesar de existirem problemas mais complexos de perseguição religiosa, há necessidade de uma atuação diplomática permanente no sentido de que tais práticas não sejam toleradas. O chanceler propôs aos deputados da Bancada Evangélica que sejam partícipes na formação e execução de políticas de combate à intolerância religiosa.