Brasília (DF) – O partido Republicanos completou neste domingo (25), 14 anos de existência. As homenagens foram feitas em Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados na última quinta-feira (22), com as presenças de diversas lideranças políticas, autoridades, filiados, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos e representantes dos movimentos Jovens Republicanos e Mulheres Republicanas.
A solenidade foi aberta com a apresentação de um vídeo institucional sobre o panorama de crescimento do partido e com os principais momentos que marcaram a história da legenda. Em outro vídeo, o presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), que esteve ausente porque estava em missão oficial à Rússia, destacou que o Republicanos foi o único partido que manteve crescimento contínuo desde a sua fundação. “Eu quero externar para todos vocês a minha felicidade de estar aqui pela passagem do 14º aniversário do nosso partido. São 14 anos de muita luta, mas também de vitórias, 14 anos de crescimento constante. Vamos continuar trabalhando em prol do Brasil e do republicanismo nesta nação”, comentou.
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), disse que “entre nós, o que vale é a nossa instituição, é o nosso partido e os nossos interesses são subordinados a esse interesse maior que é o nosso país, pois quando a gente não estiver mais aqui, o Republicanos vai continuar construindo o Brasil”.
O deputado Milton Vieira (Republicanos/SP), destacou a unicidade e visão da bancada diante das importantes decisões e reformas que estão sendo discutidas e votadas no Congresso Nacional, que buscam recuperar a economia e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
História
A história do Republicanos teve início em 2005, com a criação do Partido Municipalista Renovador (PMR). No mesmo ano, o então vice-presidente da República, José Alencar, filiou-se à legenda e sugeriu a mudança do nome da sigla para Partido Republicano Brasileiro (PRB), sendo a sugestão acatada em Convenção Nacional e homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2016. Em outubro do mesmo ano, a legenda disputou sua primeira eleição e elegeu um deputado federal; três deputados estaduais; e o vice-presidente da República e, desde então, cresceu em todas as eleições que disputou.
Crescimento nas urnas
Nas Eleições 2008, a sigla contou com o apoio de 3.855.559 milhões de votos em todo o Brasil e elegeu 54 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 780 vereadores. Nas Eleições 2010, a sigla elegeu o seu primeiro senador, oito deputados federais e 18 deputados estaduais/distrital. Já nas Eleições 2014, foram eleitos 21 deputados federais e 33 deputados estaduais/distrital. Nas Eleições 2016, a sigla continuou a crescer e elegeu 106 prefeitos, 1.618 vereadores e 148 vice-prefeitos. Nas Eleições 2018, o Republicanos tornou-se a oitava força na Câmara dos Deputados ao conseguir o apoio de mais de 10 milhões de eleitores nas urnas, elegendo 30 deputados federais, 42 deputados estaduais/distritais, um senador da República e um vice-governador. Desde 2011, o Republicanos está sob a liderança do presidente nacional e vice-presidente da Câmara e do Congresso Nacional, deputado federal Marcos Pereira (SP).
Mudança de nome de PRB para Republicanos
No último dia 15 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chancelou a mudança de nome do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para Republicanos. A alteração havia sido decidida em Convenção Nacional, realizada em 7 de maio, em Brasília, e agora aprovada pela Justiça Eleitoral. Além da nomenclatura, o partido passou por uma reformulação completa, consolidando a posição como uma sigla conservadora nos costumes e liberal na economia.
Texto: Érica Junot – Assessora de Imprensa do Dep. Milton Vieira com Ascom – Liderança do Repulbicanos na Câmara e Laíze Andrade – Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Fotos: Douglas Gomes