Em ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, o deputado sugere que sejam criados incentivos para a adequação da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento da pessoa com obesidade.
Brasília–DF, 20 de março de 2023 – O deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP) sugere ao Ministério da Saúde, por meio do ofício de Indicação (INC.nº 286/ 2023), encaminhado nesta segunda-feira (20), que sejam criados incentivos para a adequação das unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) ao atendimento da pessoa com obesidade.
Segundo o parlamentar, o que alertou e motivou ele a fazer este pedido ao Ministério, foi o recente óbito de um paciente que não conseguiu ser atendido no Hospital Geral de Taipas, em São Paulo, por falta de estrutura física para tanto.
Sobre este caso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica divulgou a seguinte nota:
“A morte do jovem Vitor Augusto Marcos, de 25 anos, dentro de uma ambulância em frente ao Hospital Geral de Taipas, na zona norte de São Paulo, nesta semana, reafirmou a necessidade de estrutura adequada para atendimento de pacientes com obesidade mórbida no Brasil.
O jovem, que pesava 195 quilos, teve uma parada cardiorrespiratória e ficou sem atendimento devido a falta de maca e equipamentos para suporte a pacientes obesos. Vitor veio a óbito após cerca de 8 horas de espera”.
No documento o deputado afirma ainda que já são conhecidas várias iniciativas do SUS neste sentido, como as Linhas de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no SUS (LCSO) e a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, reguladas pelo Ministério. Há também programas estaduais e municipais. “Mas ainda é necessário aprimorar a rede como um todo, para que nenhum paciente fique sem atendimento”.
“É necessário que todos os brasileiros possam ser atendidos nas unidades do SUS”, concluiu Milton Vieira.
Texto: Érica Junot – Ascom dep. Milton Vieira