Brasília, 26 de novembro de 2019 – O deputado federal Milton Vieira (Republicanos – SP) participou nesta terça-feira (26) do Seminário “Política, Democracia e Justiça”, promovido pelo Vice-Presidente da Câmara e presidente Nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira.
O Evento que contou também com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reuniu juízes, parlamentares, juristas, jornalistas, representantes do governo e da sociedade civil organizada, para debaterem temas como: A Democracia e o Papel das Instituições”, “Clamor Público, Mídia e Justiça” e “A Criminalização das Relações Sociais”.
Com uma plateia lotada, o Vice-Presidente Marcos Pereira abriu o encontro com um discurso forte em defesa da democracia e das instituições e um apelo ao “bom senso, à moderação e ao diálogo”, e criticou o que chamou de “sugestões autoritárias” feitas recentemente por um parlamentar sobre uma possível volta do AI-5, instrumento arbitrário usado pela ditadura militar.
Pereira também destacou o trabalho do Parlamento neste primeiro ano da nova legislatura e afirmou que deputados e senadores “estão cumprindo seu papel por um Estado menor, mais ajustado, desburocratizado e eficiente, com regras claras, segurança jurídica, estabilidade política e trabalho para os brasileiros”.
O deputado Milton Vieira considerou o Seminário uma oportunidade de discutir as questões da atualidade relacionadas a fatos e ações que podem, de alguma maneira, afetar a tão conquistada democracia. “Essas são questões diversas que afetam a Democracia e a confiança da sociedade nas instituições do país, por isto são imprescindíveis de serem debatidas aqui no parlamento”, afirmou Milton.
O evento contou ainda com a participação como painelistas do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, do jornalista Fernando Rodrigues (Poder 360 e Drive), dos deputados federais Lafayete de Andrada (Republicanos-MG) e Fábio Trad (PSD-MS), do advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, e do jurista Lenio Streck.
Texto: Érica Junot – Ascom dep. Milton Vieira
Fotos: Douglas Gomes e Célia Silva