Brasília – O deputado federal Milton Vieira (Republicanos-SP) participou nesta quarta feira (28) da audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, que ouviu o depoimento do Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzhein. A reunião serviu para esclarecer o programa “Médicos pelo Brasil” que substitui o “Mais Médicos” do governo anterior.
O Secretário detalhou a MP (Medida Provisória) que trata do novo programa “Médicos pelo Brasil”, lançado pelo governo no início de agosto. Ele aproveitou também para destacar os investimentos e ações de valorização e fortalecimento da Atenção Primária realizados pela atual gestão do Ministério da Saúde, como o programa Saúde na Hora, que amplia os recursos federais para Unidades de Saúde da Família que ampliarem o horário de atendimento à população.
Médicos pelo Brasil
Ao todo, estão previstas 18 mil vagas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento. A estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta de médicos em municípios onde há os maiores vazios assistenciais na comparação com o programa Mais Médicos, sendo que as regiões Norte e Nordeste juntas têm 55% do total dessas vagas.